quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Roteiro para conhecer o maravilhoso Perito Moreno, o Glaciar - El Calafate - Argentina

Maravilha da natureza: Glaciar Perito Moreno, na Argentina

Sabe aqueles lugares que são espetaculares e que você só consegue acreditar que vai conhecer quando já está lá? O Glaciar Perito Moreno é assim.

Em janeiro de 2012, fizemos um mochilão de 30 dias pela Patagônia (Argentina e Chilena) e tivemos a honra de conhecer o Parque Nacional Los Glaciares, no extremo sul da Argentina, onde fica o espetacular Glaciar Perito Moreno. Esse parque tem mais de 350 geleiras diferentes, mas a que mais impressiona é sem dúvida o Perito Moreno.

Das passarelas, é possível ter uma visão mais geral do glaciar
Caminhada entre as fendas formadas pelo gelo

A geleira nasce nas cordilheiras, na fronteira entre Argentina e Chile, e chega até o Lago Argentino, possuindo cinco quilômetros de largura e 60 metros de altura. Esse glaciar é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. O gelo compactado é cheio de fendas e corredores por onde é possível fazer um trekking, desde que guiado.


Existem três maneiras de conhecer esse enorme rio de gelo: 1. admirando o enorme paredão de gelo das passarelas estrategicamente posicionadas; 2. fazendo um passeio de barco, algumas embarcações conseguem levar os turistas a poucos metros das paredes de gelo com cerca de 60 metros de altura; 3. fazendo trekking - mini trekking ou big ice.
A água geladíssima é deliciosa e é potável

Você pode fazer dois tipos de caminhada sobre o gelo, desde que esteja com os guias da Hielo y Aventura (empresa que detém o monopólio do passeio): o mini trekking (45 minutos) ou o big ice (que dura de 3 a 4 horas). Nós fizemos o big ice. E vivemos uma big aventura! Caminhar sobre aquele enorme glaciar, faz você se sentir pequeno, muito pequeno.

O passeio não é barato, mas vale muito a pena. E os guias são fundamentais. Cada grupo de 10 pessoas vai com 2 guias, sendo que um vai sempre à frente "demarcando" o caminho pelo qual temos de ir. Super importante: andar por onde te dizem pra andar. Qualquer passo em falso pode causar um acidente, pois em alguns lugares você vê a fina camada de gelo e água corrente por baixo, como um rio congelado.

Nós caminhamos umas 2 horas sempre boquiabertos com as paisagens fantásticas que o gelo forma, parece um outro planeta. Depois paramos para almoçar e tirar fotos. Um casal de chilenos que estava no nosso grupo tirou um vinho da mochila, mas o guia disse que não era pra beber, pois ali, naquele lugar era preciso estar com os 5 sentidos em alerta total. Todos lamentamos, pois no fundo tínhamos a esperança de pegar carona na idéia alheia e degustar de um bom vinho chileno naquele paraíso.
Ao fundo, a Cordilheira dos Andes

Depois de quase 4 horas caminhando, já exaustos, pois andar no gelo com grampões nas botas não é nada fácil, chegamos a uma espécie de acampamento e ficamos admirando a paisagem de uma cabana construída ao lado do glaciar. No fim do passeio, pegamos o barco de volta para El Calafate e para surpresa de todos, pudemos degustar um whisky com gelo retirado diretamente do Perito Moreno.

Embaixo do gelo, as cristalinas águas do rio que abastece o Lago Argentino

O paredão de gelo visto das passarelas



Dicas:
  • É possível fazer o passeio de meados de setembro até o fim de abril. Nós aproveitamos o mês de janeiro, auge do verão, e foi ótimo.
  • Hielo y Aventura: empresa que detém o monopólio de operar na parte do Parque Nacional dos Glaciares onde está Perito Moreno. Para fazer o passeio de barco e o trekking no gelo só com eles. Endereço: Avenida del Libertador General San Martín, 935, El Calafate. Site:http://www.hieloyaventura.com/2010/port_index.html
  • Roupas: eles pedem que a pessoa vá com roupa confortável, botas de trekking, mochila de ataque, óculos de sol, protetor solar, luvas, gorro. Nós alugamos uma calça impermeável lá em Calafate mesmo. As luvas são importantíssimas, pois o gelo corta como uma lâmina e em alguns momentos do passeio você precisa se apoiar com as mãos.
  • Levar um almoço leve, sanduíches, chocolates e garrafa d'água.


Leia mais sobre nossa aventura pela Patagônia:



*Todas as fotos são de Neblina Orrico/Ruthiere Carrijo. Peça autorização, antes de usar. Obrigado.

2 comentários:

  1. Esse blog tem sido uma grande inspiração.
    Quando eu crescer quero ser igual a vocês, viajantes!!!

    As dicas são sensacionais e serão muito úteis na minha viagem! Quando eu voltar compartilho com vocês as minhas experiências!

    Continuem viajando MUITO e dividindo com a gente essas informações preciosíssimas.

    Grande Abraço,

    Sandrinha

    ResponderExcluir
  2. Antes tarde do que nunca....

    Passei para registrar minhas impressões sobre o Perito Moreno, que, aliás, foi uma das experiências mais sensacionais que já tive.

    Como não somos viajantes treinados e em pleno condicionamento físico como vocês, não fizemos o Big Ice... Fizemos o Minitrekking. Foi muito legal! andamos pouco menos de 1h sobre o gelo. Avistamos lindas fendas e lagunas (menores que no Big Ice, claro), mas valeu muito a pena.
    Pra quem não consegue andar muito, o minitrekking é uma ótima opção! Não almoçamos sobre o gelo, almoçamos quando retornamos do passeio. Isso foi outro fator que nos ajudemos: foi possível deixar a mochila com nossos alimentos e outros itens numa cabana. Assim, a gente conseguiu andar sem o peso nas costas.
    No minitrekking a calça impermeável não é imprescindível, mas é interessante pra quem quiser mais liberdade, poder sentar no gelo pra tirar foto, ou pra quem sente muito frio. Luvas são obrigatórias, mas quando fui a empresa tinha varios cestos com luvas pra quem precisasse pegar emprestado.
    No minitrekking, também degustamos o whisky "on the rocks". Estávamos ainda na geleira. Chegamos a um local com uma mesinha, onde nos aguardavam o whisky e pães de mel. Adoramos o passeio e a empresa é muito séria, dedicada e responsável. Foi uma experiência única.

    As dicas que peguei aqui foram ótimas...

    Já estou aguardando vocês voltarem dessa viagem agora pra pegar várias dicas e ideias de lugares pra conhecer!!!

    Grande Abraço

    Sandrinha

    ResponderExcluir