quinta-feira, 9 de abril de 2015

O Osorno e a aventura de subir um vulcão com uma criança de 2 anos



No topo do Osorno
Não é todo mundo que gosta de aventuras. Além de gostarmos, também queríamos compartilhar mais essa com nossa linda Duna. Subir o vulcão Osorno com ela, que tem apenas 2 anos, foi uma experiência muito legal. Diferente da temperatura agradável que pegamos durante durante nossa estadia em Puerto Varas, Frutillar e Villa La Angostura, no topo do Osorno ventou e fez muuuito frio.

Aerosillas com a Duna
Para chegar na base do vulcão, e fazer vários passeios pela região, alugamos um carro. As estradas que ligam as cidades de Puerto Varas e Puerto Montt à base do vulcão são bem sinalizadas, sem buracos e o acesso é bastante fácil.

Subida de 20 minutos
Uma coisa legal é que o vulcão pode ser visitado tanto no inverno quanto no verão. Lá, uma estação de esqui super equipada recebe muitos turistas durante os meses de inverno chileno, a partir de maio, mais ou menos. Mas, mesmo no verão, o vulcão Osorno continua "nevado", com neves eternas (aquelas que não derretem nem mesmo no verão), o que traz mais turistas, neve é sempre uma atração, e possibilita que o teleférico que sai da estação de esqui fique aberto o ano todo, o que não é comum.

Quanto mais perto do topo, mais frio
Na base do vulcão tem uma lanchonete/café e local para alugar roupa pra neve, sapatos especiais, equipamentos como ski, snowboard etc. 

Lá mesmo é possível comprar os tickets para subir os dois lances de aerosillas! Pra gente, o ingresso custou cerca de R$, 2 tickets de adulto em janeiro de 2015.


Mesmo no verão, tem neve!
Nossa recomendação é ir preparado para enfrentar o frio. Durante o percurso de aerosillas venta muito, congelando nariz, mãos, tudo o que não estiver coberto. Por isso, se for com criança, recomendamos que leve agasalho próprio pra frio, além de luvas, meias, gorro, óculos escuro. Reiterando: mesmo no verão, lá em cima faz bastante frio e venta muuuito....


Primeira vez da Duna na neve
Depois de uma subida de aproximadamente uns 20 minutos, dividida em duas partes, chegamos ao topo do Osorno. Que paisagem magnífica. 

Lá em cima, apresentamos a Duna pra neve, brincamos, tiramos fotos, foi massa!... valeu demais! Primeira vez que a nossa filhota brincou com a neve!

Na descida, um perrengue: a Duninha começou a se mexer demais na aerosillas e acabou perdendo o crocks que estava no pé. Ficou só de meia. Mas, foi só isso. 

As neves eternas no topo do Osorno
Na volta, caminho para Puerto Varas, km 34, do lado esquerdo, paramos no Café Once Bellavista e fomos surpreendidos pela melhor refeição em Puerto Varas. O Café tem aquela vista típica e encantadora da região dos lagos chilena: lago Llanquihue e o vulcão (desse lugar se vê bem a gigante e imponente base do vulcão Osorno). Tem uma grande área externa, com animais, parque infantil, gramado, um trenzinho... para um delicioso e agradável café da tarde, esse lugar é imperdível!

O que eles servem lá é uma espécie de café colonial. Muita comida e chás, café e chocolate quente à vontade. É tanta coisa que a garçonete nos disse para pedir somente para um e dividir entre os três. Sobrou comida. Essa é uma dica que vale a pena.

No topo!
No outro dia partimos em direção à Villa la Angostura (Argentina), e você pode ler tudo sobre essa outra aventura clicando aqui.

6 comentários:

  1. Olá,

    Que legal. Fazer esse tipo de viagem com criança não deve ser fácil, mas muito prazerosa né!!!
    Parabéns por abrir esse mundo para a pequena Duna.
    Eu vou ainda este mês (janeiro 2016) e espero poder caminhar na neve... infelizmente no verão não é aquele neve fofa pra brincar né...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dennis! Realmente não é fácil ir com criança pequena, mas dá pra aproveitar bastante. São dois trechos de teleférico (aerosillas) de 15 minutos cada e ao fim, no topo do vulcão, vc vai encontrar gelo, não é neve fofa, mas dá pra brincar! Espero que vc aproveite sua viagem! Abraço!
    Neblina

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei do seu relato; as fotos ficaram muito boas.
    pretendo ir no início de setembro.
    Em qual mês vocês foram ao osorno?
    Poderia indicar uma agência de aluguel de carro?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Blessed. Nós estivemos lá em janeiro de 2015. Foi ótimo, clima muito agradável. Não sei como é em setembro, mas creio que também deva ser muito bom, fim do inverno. Nós alugamos o carro com uma empresa de lá chamada selmann. O site é www.selmann.cl
    Na época falamos por email com a Sandra.
    É isso!
    Até mais.
    Neblina

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.
    Gostei do relato. Quero ir com meu pequeno, agora no fim de setembro, com 1 ano e 10 meses. Na subida do teleférico a criança precisa ficar amarrada ou apenas no nosso colo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A criança fica só no nosso colo mesmo...Mas, é uma subida tranquila. :)

      Excluir