terça-feira, 28 de julho de 2015

Chapada Imperial: ótimo passeio pra fazer com as crianças em Brasília

Na trilha curta
Quer uma ótima dica de passeio para fazer com as crianças nessas férias? Vá conhecer a Chapada Imperial. Localizada no ponto mais alto do Distrito Federal -1342 metros de altura - tem acesso fácil de carro e fica a pouco menos de 50 km do centro de Brasília. Se você for por Taguatinga, o caminho é mais curto.

A Chapada Imperial é uma reserva ecológica particular com trilhas e mais de 50 lindas cachoeiras. Lugar ideal para quem precisa recarregar as baterias, fazendo uma boa trilha e tomando um banho nas águas geladas das cachoeiras que nascem ali.

Uma das mais de 50 cachoeiras que existem na Chapada Imperial

No site oficial da reserva, é possível saber um pouco mais sobre os 4.800 hectares que compõem a maior reserva particular do DF, desde 1986. Além das cachoeiras, é possível   conhecer espécies típicas do cerrado e, se você tiver sorte, dá até pra avistar algum animal ameaçado de extinção como onça, lobo-guará, tamanduá-bandeira e tatu-canastra.

Na sede da fazenda, parquinho, redário e arvorismo
É o lugar ideal para recarregar as energias com um banho de cachoeira, apreciar as árvores retorcidas e de casca grossa típicas do Cerrado brasileiro, fazer trilhas e comer uma comida caipira.


Na sede da fazenda, a estrutura para receber os visitantes é bem legal. Na chegada, chá e um cafezinho até o guia da sua trilha sair chamar para uma conversa rápida, com as orientações gerais. Tem também parquinho para as crianças, tirolesa e arvorismo. 

Vários pássaros e outro animais recolhidos pelo Ibama são deixados na fazenda para se readaptarem. As araras ficam soltas e mesmo sendo lindas, é preciso tomar cuidado, pois elas, às vezes, decidem dar uns rasantes acima da cabeça dos visitantes.

Animais resgatados pelo Ibama ganham nova moradia
Na volta, um almoço caipira espera os visitantes. O cardápio é sempre o mesmo, mas é bem gostoso: galinhada, feijão, mandioca, farofa e uma saladinha. Depois do almoço, descansar nas redes que ficam ao lado do restaurante é a melhor pedida.

Eles também disponibilizam uma área para camping, mas não gostei muito da estrutura não. Achei muito precária.

Existem três trilhas diferentes, com graus de dificuldade progressivo. Todas as trilhas são feitas com acompanhamento de um guia.

Trilha Curta - É a mais fácil de todas. Foi a trilha que escolhemos para fazer com nossa filha de 2 anos, apesar da indicação ser para crianças a partir de 3 anos. Mas, é realmente muito leve e não foi nenhum sacrifício levar a Duna para essa aventura. A caminhada é tranquila, dura cerca de 1h30, por apenas 1 km. Demora por causa das paradas, para tomar um banho de cachoeira, tirar fotos e apreciar a paisagem. Nessa trilha, passamos por 2 piscinas naturais, 3 cachoeiras e 2 mirantes. Ah, e um lindo bosque de buritis.

Tomando banho na piscina natural perto da sede

Trilha Média: indicada para crianças a partir de 7 anos. A caminhada tem duração de 3h30 e distância de cerca de 3km. Durante o trajeto o guia mostra várias características do cerrado e os visitantes conhecem cerca de 15 cachoeiras. As paradas previstas são para banho e piquenique. Na volta, o caminhão “pau-de-arara” da fazenda traz o pessoal de volta até a sede.

Trilha Longa: são 4 km, mas as subidas e descidas fazem com que você caminhe por cerca de 4h30. Já fizemos essa trilha, há uns 10 anos, e vale muito a pena. É nessa caminhada que você avista as cachoeiras mais bonitas da reserva. São 30 cachoeiras. As paradas servem para dar aquele mergulho, reabastecer as baterias e descansar. Na volta, o caminhão “pau-de-arara” da fazenda traz o pessoal de volta até a sede.

Dicas:

  • Funciona sábados, domingos e feriados de 9h às 17h30. 
  • Só aceitam cheque ou dinheiro. 
  • Para reservar basta ligar e dar seu nome todo, telefone, número de pessoas e dia pretendido. (61) 99652461 – (61) 99619068
  • Ou enviar um e-mail: chapadaimperial@gmail.com
Fonte: site da Chapada Imperial

Nenhum comentário:

Postar um comentário