terça-feira, 25 de agosto de 2015

Em julho, as melhores praias do Brasil estão no Rio Araguaia - dicas para acampar, pescar e se divertir com as crianças

Acampamento GrazaDeus esse Araguaia é Bom D +!!!
Sabe onde estão as melhores praias do Brasil no mês de julho? No Araguaia! Acampar à beira do Rio Araguaia é o programa preferido de muitos goianos, matogrossenses e brasilienses nos meses de junho, julho, agosto e setembro. É nessa época que o Rio Araguaia forma lindas praias de areia branca, onde é possível acampar "na unha" ou alugar ranchos com cozinha e banheiro para montar um acampamento com mais estrutura. 


Quem prefere o conforto de hotéis, também encontra várias opções de barcos-hotéis ou pousadas na beira do rio. Nossa experiência aconteceu no distrito de Luiz Alves, a 50 km de São Miguel do Araguaia. Esse povoado ficou famoso por ser próximo das locações da novela "Araguaia", da TV Globo.

Como nós ficamos acampados novamente este ano, e nunca nos hospedamos em hotel ou pousada nessa localidade, nossa experiência é unilateral, não temos como avaliar como é ficar num barco hotel ou em uma pousada. Mas pode-se dizer que acampar foi uma experiência sensacional. 

Nosso rancho tinha 80m2, incluído aí uma cozinha


Foram 11 dias pisando somente em areia, curtindo o calorzinho do "verão" goiano aproveitando as belezas do rio Araguaia, a água quentinha, o sempre lindo pôr-do-sol e as maravilhosas noites estreladas. Decididamente, as melhores praias no mês de julho - quando chove muito no Nordeste e faz frio no Sudeste, estão no noroeste goiano, ao longo do Rio Araguaia.

Tá vendo aquele pontinho láaaa em cima? É a lua.
Acampamento "ru ru ru"

Se você for muito exigente (leia-se, "enjoadinho"), saiba que existem vários acampamentos sofisticados que oferecem itens de luxo como ar-condicionado, cama grande e confortável, carpete e guarda-roupas. Só não sei como conseguir uma vaga para se hospedar nesses ranchos e nem tenho os contatos para repassar! Inclusive, tem gente que chega nesses acampamentos mais "ru ru ru" de helicóptero ou avião!! Sério mesmo.:)

Este ano, nosso acampamento, batizado de “GrazaDeus, esse Araguaia é bom demais!” Ficou do lado do Mato Grosso. A praia onde estávamos formou-se do lado matogrossense do Rio Araguaia. Diversos ranchos foram construídos nessa mesma praia, mas isso não atrapalha a folia, pois cada um fica com seu cada qual.

Matrinxã na brasa...delícia!


As crianças também se divertem bastante, brincando na areia ou nas águas mornas do
Araguaia que, apesar da correnteza, não é um rio perigoso. 

Admirando as belezas do Rio Araguaia ou a procura dos papais pescadores

Os pescadores do grupo aproveitaram bem os dias de muito sol para trazer peixes deliciosos - que só podem ser consumidos no acampamento, pois desde o ano passado vigora no estado de Goiás uma lei que proíbe o transporte de peixe. Pudemos experimentar várias espécies: piau, caranha, bico de pato, barbado, mandubé, cachara, dentre outras espécies.

Se você pensa em ir para conhecer, saiba que vale a pena. Na cidade de Luiz Alves, além da boa infraestrutura de hotéis, pousadas e barcos-hotéis, também é possível alugar canoas e contratar guias de pesca (os piloteiros). Lá também tem fábrica de gelo, supermercados, farmácia, postos de saúde e delegacia de polícia. O dono do supermercado Mix, Leandro, é uma das pessoas que montam e alugam os ranchos durante a temporada.

Como chegar: de Brasília a Luiz Alves são 580 km de asfalto perfeito! Não há um buraco e passamos pelas cidades de Uruaçu, seguimos  pela BR-153 (Belém-Brasília) até Porangatu, onde dobramos à esquerda em direção a São Miguel do Araguaia. Daí até Luiz Alves mais uns 50km.


Mas, distância não é nada para quem tem recursos. Se você tiver um helicóptero ou um avião de pequeno porte também dá pra chegar! :) 

Quando ir: de junho a setembro, quando as praias estão formadas com o rio mais baixo. Nos outros meses do ano, também é possível visitar o lugar. De novembro a março, época em que normalmente chove, é possível fazer apenas turismo ecológico, contemplando o espetáculo da cheia do Araguaia - mas, nem sempre é possível pescar devido aos três meses de defeso, época de reprodução da fauna aquática - e fazendo passeios em canoas ou barcos hotéis.

O Ibama faz um trabalho de educação ambiental com as crianças e adultos

Os pescadores que garantiram "o peixe nosso de cada dia"


Telefone útil: Área de turismo da Administração Municipal de São Miguel do Araguaia: +55(62)3977-7152 / 3977-7100.

Leia mais: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário