sábado, 26 de março de 2016

Corumbau, uma praia imperdível no sul da Bahia

Ponta de Corumbau

Corumbau é uma praia linda e tranquila que fica no sul da Bahia. Pertíssimo da maravilhosa Caraíva, muitas pessoas partem dali para um bate e volta nessa incrível praia de águas cristalinas. Conosco foi assim. Estávamos hospedados em Caraíva e fizemos um passeio bate e volta nessa praia tão perto e tão linda.

Tivemos a sorte (claro, também fazia parte dos planos) de apreciarmos uma das grandes belezas dessa praia: nas luas cheia e nova, a maré baixa faz surgir um banco de areia que avança mar adentro, formando piscinas naturais de água transparente: é a Ponta de Corumbau, onde aproveitamos uma das mais bonitas e sossegadas praias do sul da Bahia até agora.


A água é cristalina e várias piscinas se formam na maré baixa
Para chegar em Corumbau, compramos um pacote com os índios pataxós, que dominam os passeios de buggy que passa por dentro da reserva deles. É caro, mas vale a pena. Primeiro, pegamos o buggy e fizemos um passeio pela praia deserta, subindo e descendo, que durou cerca de 30 minutos. Depois, uma balsa para atravessar o rio Corumbau e finalmente uma caminhada de 15 minutos até o local da praia onde há mais estrutura. A estrutura de bares e restaurantes não é das melhores, mas passamos o dia num restaurante/bar chamado e fomos super bem atendidos.


A cor do mar e do céu se confundem
A tranquilidade do mar, a beleza da Ponta de Corumbau, o sossego da praia, tudo isso tem atraído mais turistas para essa antiga vila de pescadores que fica na divisa dos municípios de Porto Seguro e Prado, na Bahia. Aliás, vale ressaltar que Corumbau está estrategicamente localizado entre Monte Pascoal e o Parque Nacional do Descobrimento, o que pode ser um atrativo a mais para você que busca uma praia sossegada, mas também quer conhecer os parques que guardam as belezas do local onde foi "descoberto" o Brasil.

Praia sossegada, mar tranquilo

Dicas: 

Quando ir: o verão sempre é a época mais indicada para conhecer as praias do Nordeste, pois pouco chove. Mas, Corumbau pode ser visitado durante o ano inteiro, lembrando que o período de chuvas é mais intenso de abril a julho.


Dá até pra fazer um cooper na areia

Como chegar: Você pode pegar um buggy, se estiver hospedado em Caraíva, como nós fizemos. Também é possível chegar de carro por Itamaraju, na BR-101. Depois de entrar no município, siga as placas que indicam o caminho para o povoado de Guarani. Outra opção é passar pelo município de Prado e seguir também em direção a Guarani. Nas duas opções você vai andar cerca de 60 quilômetros em estrada de chão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário